domingo, 3 de julho de 2011

Bilhar * Daniel Sanchez conquista Taça do Mundo

Publicado em worldcuportobilliard.com

Daniel Sanchez é o vencedor da edição 2011 da Taça do Mundo do Porto/Matosinhos.

O espanhol que representa o FC Porto reeditou um triunfo que lhe escapava que lhe escapava desde 2006, depois de ter ganho esta prova no seu ano de estreia, 1995.

Na final, tudo parecia indicar que seria Caudron a revalidar o triunfo do ano passado, pois o belga, jogador muito frio e que comete poucos erros, fez o 2-0, ante um Sanchez que, sem jogar mal, dispunha de poucas oportunidades para inverter a tendência.

Ao cabo de duas partidas, tudo mudou. O catalão ganhou confiança através de uma série de oito carambolas e mudou o rumo da história. O seu jogo ganhou consistência e qualidade e era agora a vez de Caudron pouco poder fazer. Na negra, o belga abriu com seis carambolas, Sanchez respondeu com nove e apesar do nervosismo mútuo que se seguiu, porque estava muito em jogo, o jogador que representa o FC Porto foi mais consistente e mereceu a vitória, para gáudio de um público que torcia pelo espanhol e tornou apoteótico o final desta Taça do Mundo do Porto/Matosinhos.

Frédéric Caudron venceu o prémio da melhor série de carambolas (13); o vietnamita Ly The Vinh teve o melhor set (2 entradas).

Resultado da final
Frédéric Caudron -Daniel Sanchez, 2-3 [15-11 (6 entradas); 15-5 (8); 12-15 ((7); 4-15 (5); 9-15 (7)]

Daniel Sanchez – “Ele entrou muito bem, ganhou dois sets em que não tive muitas hipóteses de virar o jogo. Mas nunca deixei de acreditar, nem este público o permitiria, e o meu jogo acabou por entrar e dar-me um capital de confiança importante. Não te dares por vencido tem as suas compensações, recuperei na fase mais difícil e acabei por vencer. Aqui, no Porto, a pressão é sempre maior mas ganhar também tem um sabor especial”.

Frédéric Caudron – “Comecei bem, 2-0, parecia que estava tudo bem encaminhado, no terceiro tive oportunidade de fechar, não o fiz e depois não tive mais oportunidades. Nervos? Não, abri o terceiro set com seis e depois fiquei à espera de uma oportunidade que nunca mais surgiu”.

O FC Porto sai ainda vencedor pela qualidade da prova, que organizou conjuntamente com a União Mundial de Bilhar, Confederação Europeia de Bilhar, Federação Portuguesa de Bilhar e Leixões SC.

Galeria de fotos da competição (clica para visualizar).

Resumo do dia

Frédéric Caudron é o primeiro finalista

O belga Frédéric Caudron é o primeiro finalista da Taça do Mundo de Bilhar do Porto/Matosinhos. Derrotou, na primeira meia-final, o campeão da Europa e favorito holandês Dick Jaspers, por 3-2, numa partida excepcional. Caudron fechou os dois primeiros sets em apenas 12 entradas, consentiu depois o empate a dois e fechou na negra. Acabou com a média de 1,742, Jaspers ficou com 1,705. A melhor série foi de oito carambolas, uma vez para cada um dos semifinalistas

Sanchez junta-se a Caudron na grande final da Taça do Mundo

Daniel Sanchez ou Frédéric Caudron. Um deles será o grande vencedor da edição 2011 da Taça do Mundo do Porto/Matosinhos. Depois de o belga, na primeira meia-final de domingo de manhã, ter afastado o campeão europeu Dick Jaspers, o campeão do Mundo Daniel Sanchez “cilindrou” o excelente “outsider” Cho Jae Ho, da Coreia do Sul, por 3-0.

Resultados
1ª meia-final
Dick Jaspers (HOL)-Frédéric Caudron (BEL), 2-3 (13-15; 9-15; 15-10; 15-5; 6-15)

2ª meia-final
Daniel Sanchez (ESP)-Cho Jae Ho (COR), 3-0 (15.4; 15-12; 15-8)

Sem comentários: