segunda-feira, 4 de julho de 2011

Treinar como se já fosse a doer e Kléber já treina

Publicado no jornal "O Jogo"

O ritmo aumenta a cada dia no reino do Dragão e até já fez uma vítima: Belluschi.

Ontem, foi domingo, que costuma ser dia de descanso para o comum dos trabalhadores, mas no Olival a ordem foi para treinar ainda mais forte, como se em causa estivessem os três pontos de um jogo oficial e não apenas um mero treino, por sinal o quinto desde que a oficina reabriu. Ainda sem os internacionais portugueses, o plantel azul e branco, versão 2011/12 acelerou ainda mais na preparação da nova época, com uma sucessão de treinos puxados e exigentes que têm levado os jogadores quase à exaustão. Por isso mesmo, ontem também foi dia da primeira boa notícia: o treino da tarde foi cancelado para descanso do plantel. Hoje, volta a haver duas sessões.

Depois de Filipe Almeida ter aquecido os músculos dos 20 jogadores disponíveis em dois exercícios distintos, um com bola e o outro sem, Vítor Pereira assumiu o comando das operações e voltou a mostrar-se bastante interventivo. Dividido o grupo em duas equipas de oito jogadores de campo (mais quatro guarda-redes), o treinador explicou o que pretendia a seguir: uma sessão de finalização num espaço mais reduzido do campo que resultou num autêntico massacre aos quatro guarda-redes, que se iam revezando entre os postes. "Só quero um toque no passe, depois sai da marcação, simula e remata antes da linha da área", gritou para que todos percebessem o que pretendia.

Soou o apito para o início e logo nova exigência: "Todos em movimento, vamos. Quero golos". O próprio Vítor Pereira, o preparador-físico Filipe Almeida e o adjunto Rui Quinta e o técnico dos guarda-redes, Wil Coort, assumiram o papel de defesas e obrigaram os jogadores a sair da marcação.

A pontaria, como é natural nesta altura da preparação ainda não está bem calibrada, mas já se viram bons golos. Para puxar ainda mais pelo grupo, um novo apelo do treinador ecoou no Olival: "Acelera na tabela, vocês estão em competição", atirou, aumentando o grau de exigência do treino. A resposta foi positiva. No final, Semedo fez a contabilidade dos remates certeiros e os "laranjas" (Souza, Sereno, Rúben Micael, James, Hulk, Fernando, Addy e Christian) "ganharam fácil", brincou, aos "cinzentos" (Castro, Otamendi, Tiago Ferreira, Kelvin, David, Djalma, Walter e Maicon). Depois, as portas fecharam-se à Imprensa.



Belluschi arrancou mas voltou a parar
Belluschi nem teve tempo para aquecer e um dia depois de regressar aos treinos, voltou a parar. No sábado, foi-lhe dada alta médica da fissura no perónio direito - sofrida durante um jogo amigável da Argentina, disputado no início de Junho - mas o médio não resistiu à enorme intensidade dos trabalhos e, um dia depois, volta a ver o seu nome no boletim clínico, desta vez por causa de uma mialgia bilateral dos adutores.

Por isso, ficou retido no departamento médico, onde se limitou a fazer tratamento. Ainda que não seja uma lesão complicada, não deixa de ser um novo revés para o argentino, que está parado há um mês - com excepção dos treinos de sábado - e que vai apanhar os companheiros com um ritmo superior quando pisar de novo os relvados.

Rafa voltou a ficar no ginásio a recuperar da fractura do perónio e rotura do ligamento deltóide, não havendo ainda previsão de quando começará os trabalhos no relvado.

Igualmente ausente do treino esteve Sapunaru que, devidamente autorizado pela SAD, só volta hoje depois de ter ido à Roménia por causa do falecimento do pai.

Kelvin começa a mostrar-se
Vítor Pereira deu o mote: "já estão em competição" e Kelvin, consciente de que a concorrência é forte, levou à letra as indicações do treinador, tratando de mostrar serviço. Ainda algo tímido na forma como se dirige aos colegas, o brasileiro, aos poucos, vai mostrando os dentes, com largos sorrisos, típicos da juventude.

No exercício de finalização, o reforço portista contratado, ao Paraná, teve sempre a preocupação de acertar entre os postes, privilegiando a colocação da bola à potência do remate.

Logo a abrir, Helton condicionou-o: "Olha quem está na baliza, garoto...". O remate saiu para o lado esquerdo do número 1 do FC Porto, que se esticou ao limite para defender. Mas já não conseguiu fazer o mesmo minutos mais tarde, com Kelvin a fazer balançar as redes, arrancando elogios do treinador. "Boa, Kelvin", atirou Vítor Pereira.


Kléber «É um dos dias mais felizes da minha vida»

Kléber foi o jogador que esta segunda-feira respondeu às perguntas dos jornalistas na habitual "superflash" antes do treino, o primeiro que fez vestido com as cores do FC Porto.



Três reforços já esta manhã
À parte de Kléber, que também deve treinar pela primeira vez no Olival, Vítor Pereira recebe esta manhã mais três importantes reforços para o plantel: Rolando, Varela e João Moutinho. Os internacionais portugueses foram autorizados a prolongar as férias até ao início desta semana, por terem estado em actividade depois do final da época do FC Porto. Além de treinar, este trio deve igualmente realizar a bateria de exames médicos que os companheiros já finalizaram.

É de registar a presença de Rolando, que continua a ser apontado a vários clubes italianos e ingleses. A saída poderá acontecer a qualquer momento, assim como a de Beto, mas até lá terá de trabalhar no Olival e seguir viagem para o estágio na Alemanha.

Com a chegada destes internacionais, ficam a faltar apenas os sul-americanos que estão ao serviço das respectivas selecções: Falcao, Guarín, Álvaro Pereira, Rodríguez e Iturbe. O lateral Fucile, tal como O JOGO adiantou, vai juntar-se à equipa durante o estágio em Marienfeld.

Nova bola já rola
Vítor Pereira quer muita bola a rolar nos exercícios e ontem a curiosidade foi a mistura entre a que foi usada em 2010/11 - a Jabulani do Mundial - e a nova que será adoptada nesta Liga. A diferença, à primeira vista, está nas cores.

Sem parar até ao fim do estágio

Se o início da pré-temporada tem sido puxadinho, o plano para as próximas duas semanas, pelo menos, não será menos. A partir de hoje voltam as sessões duplas, sendo que a da tarde de quarta-feira será um treino de conjunto com o Tourizense. No dia seguinte deve haver treino de manhã seguido da viagem para Marienfeld. Aí, como é habitual, o descanso terá de ser feito entre os trabalhos e à noite porque não haverá qualquer folga. O regresso a Portugal está marcado para o dia 17 e só então Vítor Pereira deverá conceder a primeira folga da nova temporada.

Autocarro segue hoje para Marienfeld
O FC Porto só inicia o estágio em Marienfeld na quinta-feira, mas o autocarro da equipa parte já hoje em direcção à Alemanha para esperar a comitiva. Como é habitual nestas ocasiões, a bagageira vai a abarrotar de equipamentos e de todo o tipo de material indispensável à realização do trabalho da equipa, durante os dez dias em que vai permanecer naquela zona. Além dos dois motoristas, seguem viagem mais alguns elementos do staff azul e branco.

Sem comentários: