terça-feira, 26 de julho de 2011

FC Porto Andebol Plantel 2011/2012

Publicado no jornal "O Jogo"


"Revalidar o título de campeão e conseguir, de uma vez por todas, a entrada na Liga dos Campeões", disse o capitão Ricardo Moreira.
"Ganhar todos os títulos em Portugal e tentar entrar na Liga dos Campeões", insistiu o sérvio Nenad Malencic, um dos reforços para a nova época.

"O FC Porto trabalha para estar sempre no alto nível, por isso há que buscar o sonho de entrar na Liga dos Campeões", finalizou Ljubomir Obradovic, técnico sérvio que renovou contrato com os dragões por mais duas temporadas. 

Assim, será o primeiro desde José Magalhães (1997/98 a 2000/01), actual-director-geral, a manter-se no cargo de treinador por quatro épocas - Pokrajac ficou duas, Paulo Jorge Pereira e Carlos Resende três.

A nova versão portista foi reforçada com quatro atletas, todos eles bastante jovens: Tiago Silva (ex-Xico Andebol), de 20 anos; João Ramos (ex-Sporting de Espinho), também de 20 anos; Sérgio Rola (ex-São Bernardo), de 21; e Malencic (ex-Metaloplastica, da Sérvia), de 22 anos. Ou seja, o andebol azul e branco continua a aposta em jovens valores, tendo esta temporada uma equipa com uma média de idades de apenas 23/25 anos, sendo Dario Andrade, com 30, o atleta mais experiente. Antes era Inácio Carmo, que saiu para o Benfica, com 33 anos.

Vídeo de Malencic (ex-Metaloplastica, da Sérvia), de 22 anos (neste vídeo é o número 22)


O ponta-direita Ricardo Costa, de 34 anos, que representou os Dragões ao longo de sete épocas consecutivas, e que havia sido primeiramente anunciado como adjunto do treinador Ljubomir Obradovic, indiciando que terminava a carreira de atleta, também irá voltar a jogar pelos dragões.


“Dificilmente poderia imaginar uma forma melhor para terminar a minha carreira como atleta”, reconheceu Ricardo Costa ao www.fcporto.pt, no seu primeiro dia de trabalho no Dragão Caixa, depois de concluída a trajectória como jogador no Ademar León, da Liga Asobal, em Espanha. 

Licenciado em Educação Física e a concluir, aos 34 anos, doutoramento em Ciências da Actividade Física, Ricardo Costa quer contribuir para que “o FC Porto Vitalis continue a caminhada vitoriosa”, classificando como “um privilégio” a oportunidade de “aprender com um treinador que tem feito um trabalho excepcional”. “O meu objectivo é poder ajudar, com a experiência que adquiri, uma equipa que tem dominado de forma categórica o andebol nacional”, precisou.

Mário Soares, 1.ª linha dos Dragões entre 1997/2001 e em 2006/07, altura em que se retirou para orientar a equipa de iniciados, assume, aos 33 anos, o cargo de “team manager”.

Também fazem parte do plantel: Ricardo Costa, Ponta-Direita, e Eduardo Filipe, Lateral-Esquerdo



Eduardo Filipe regressa ao FC Porto para jogar

Dois anos depois de ter somado o quarto Campeonato Nacional pelo FC Porto e posto um ponto final na carreira, Eduardo Filipe vai voltar a jogar. Aos 37 anos, o mais internacional de todos os atletas portugueses (261 internacionalizações) tem feito um trabalho forte, preparando-se para regressar da melhor maneira à competição. O desafio lançado por José Magalhães parece ter sido motivador, e o desejo de entrar na Liga dos Campeões terá uma enorme quota de responsabilidade na decisão de voltar a jogar do lateral-esquerdo, que é médico e trabalha no departamento de futebol do FC Porto.

Eduardo Filipe, campeão da Europa de juniores em 1992, na Suíça, faz ainda parte do reduzido lote de atletas portugueses que jogou uma final da Liga dos Campeões, em 1993/94, quando o ABC defrontou o Teka de Santander. Cinco títulos nacionais (quatro pelo FC Porto e um pelo ABC), uma Taça de Portugal (ABC), duas Supertaças (FC Porto) e outras tantas Taças da Liga (FC Porto) fazem ainda parte do currículo de Eduardo Filipe, Dragão de Ouro, que tinha no poderoso remate de meia distância a sua imagem de marca.

Sem comentários: