sábado, 3 de setembro de 2011

EHF Champions League * Antevisão Torneio de Qualificação

Publicado em fcporto.pt e jornal "O Jogo"

Numa reedição de 2009/10, FC Porto Vitalis e Tatran Presov vão voltar a defrontar-se no Torneio de Qualificação para a Liga dos Campeões desta época.


O FC Porto, que viajou ontem para Presov, e inicia a sua caminhada na Liga dos Campeões com um encontro com a equipa local, hoje, às 18 horas locais (17 horas em Portugal), num grupo que integra ainda os gregos do AEK de Atenas e os sérvios do Partizan de Belgrado.

Pela terceira época consecutiva, o FC Porto vai tentar a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que há 11 anos nenhuma equipa portuguesa consegue. A última foi o Sporting, que em 2001/02, e disputando os dois jogos em Lisboa, afastou o Steaua de Bucareste na pré-eliminatória.
Basta atentar neste longo período de ausência para se perceber as dificuldades que os dragões terão de enfrentar. A poule dos portistas tem sede na pequena cidade eslovaca de Presov, onde competirão também os donos da casa, o Tatran, os sérvios do Partizan de Belgrado e os gregos do AEK de Atenas.
Mais uma vez num sistema diferente - agora é uma espécie de final-four a eliminar - os pupilos de Ljubomir Obradovic começam por defrontar hoje o Tatran Presov, equipa que tem pelo seu lado o factor casa e a boa memória de já ter derrotado (33-30) o FC Porto, no apuramento de 2009/10, jogado em Kielce (Polónia). Ainda que não tenham ganho nenhum dos encontros de preparação deste ano (ver quadro), ao contrário do FC Porto, que venceu todos, os eslovacos mediram forças com grandes adversários, destacando-se o campeão europeu Barcelona, que os bateu por apenas cinco golos. Ou seja, o Tatran está fortemente apostado em continuar na Liga dos Campeões, que jogou no ano passado (dois empates em dez jogos), e quatro vezes nos últimos seis anos.
A abrir a poule de Presov jogam Partizan de Belgrado e AEK de Atenas, para amanhã se defrontarem vencedores e vencidos da véspera. A verdade é que apenas o primeiro lugar interessa, por ser o único que dá acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas os restantes garantem lugares em diferentes eliminatórias da Taça EHF, daí o apuramento de um terceiro classificado.

Programa 

Hoje 3 de Setembro
AEK Atenas (GRE)-Partizan Belgrado (SER) 14h30
Tatran Presov (ESL)-FC Porto 17h00 SportTV1

Amanhã 4 de Setembro
Derrotado 1-Derrotado 2 14h30
Vencedor 1-Vencedor 2 17h00

Notas: Vencedor da poule entra no Grupo D da Liga dos Campeões; 2º e 3º classificados jogam a terceira ronda da Taça EHF (26-27/11 e 3-4/12); 4º classificado joga a segunda ronda da Taça EHF (8-9/10 e 15-16/10).

Antevisão do capitão Ricardo Moreira e do treinador Obradovic

O treinador do FC Porto, Ljubomir Obradovic, afirmou que o segredo para derrotar o Presov, da Eslováquia, no primeiro jogo do Grupo 1 de apuramento para a Liga dos Campeões, é "jogar andebol".
"O segredo é jogar andebol", disse Obradovic sobre o jogo que este sábado vai opor os azuis e brancos aos eslovacos do Presov.
O técnico antevê um apuramento "complicado" frente a uma equipa com "muita experiência", que na época 2010/2011 passou à fase seguinte da Liga dos Campeões.
"É preciso sabermos adaptar-nos à defesa deles, evitar golos no contra-ataque, jogar como sabemos", acrescentou.
A pesar nas contas do FC Porto, que, para Obradovic, está "mais maduro um ano" relativamente à eliminatória perdida na época passada, está o facto da qualificação começar a ser discutida fora e logo frente ao adversário mais difícil.
"Na minha opinião, se o FC Porto ganhar vai passar à próxima fase", referiu, desvalorizando o ambiente que os portistas podem encontrar na Eslováquia: "O jogo é feito pelos jogadores, os adeptos só têm de apoiar".

Ricardo Moreira, por sua vez, previu um "jogo renhido", diante de uma equipa "muito rápida, com transições velozes e com bons atiradores de primeira linha".
O jogador portista acredita que a sua equipa está "mais preparada por ser mais experiente nestas andanças" e espera que à terceira presença na qualificação seja de vez.
"Esperamos que esta terceira seja favorável", assumiu.
Para Ricardo Moreira, a chave para uma vitória do FC Porto é a mesma dos últimos anos, ou seja, "a boa defesa, o contra-ataque, a entreajuda e a vontade de vencer".

Foram uns últimos 15 segundos emocionantes, as equipas estavam empatadas a 23 golos, o Dragão Caixa deitava labaredas, os jogadores do Dínamo a fazer tudo por tudo para evitar a derrota, um jogador bielorusso é excluído a 10 segundos do fim, o nosso treinador e bem retira Laurentino e coloca Gilberto Duarte no ataque, os bielorrusos aguentam os nossos bravos atletas, faltam 5 segundos e na marcação de uma falta, surge uma jogada fantástica, a bola é colocada na ponta esquerda em Wilson Davyes, que simula remate e faz um passe que sobrevoa a área para a ponta direita para Ricardo Moreira que conclui com um excelente golo … o árbitro não valida … passavam umas milésimas de segundos depois do apito final… na bancada gritámos golo … só percebi na altura que tinha sido invalidado quando vi o Ricardo Moreira cair frustrado com as mãos na cabeça...ainda hoje acredito que o golo foi dentro do tempo de jogo!
Além do azar, no torneio da época passada fomos prejudicados por duplas de árbitros nórdicos.
Uns“encomendados” suecos no primeiro jogo e uns "encomendados" dinamarqueses no jogo decisivo diante do Dínamo. Tal como no futebol, estes árbitros nórdicos, também na EHF são os árbitros dos favores!!!

É importante a passagem à fase seguinte da EHF Champions League. Os nossos atletas merecem jogar ao mais alto nível, na prova rainha de clubes de andebol na Europa.

3 comentários:

austria 87 disse...

Ola , grande vitoria mesmo contra arbitragens tendenciosos e delegados que vêem com o terceiro olho.

ABRAÇO

Dragus Invictus disse...

Boa tarde amigo Austria 87,

Infelizmente somos muito prejudicados nos jogos internacionais de andebol. Não vi o jogo e soube desta magnifica vitória pelo seu comentário.

Na época transacta estive no jogo que falhamos o apuramento por milésimos de segundo. Fomos em ambas as partidas mesmo jogando na nossa casa altamente prejudicados.

Amanhã teremos de ter força e contra tudo e todos assegurar presença na fase de grupos. É muito importante para nós FC Porto, para o crescimento competitivo dos atletas e para o andebol português.

Bem haja amigo e grande abraço

Paulo

Dragus Invictus disse...

Vi agora na ficha do jogo ... tal como no ano passado árbitros nórdicos. Não admira termos sido roubados como diz amigo.

Abraço

Paulo