sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A beleza do futebol!

O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por 3-0, em jogo referente à 4ª jornada da Liga Zon Sagres. Vítor Pereira poupou João Moutinho e lançou Defour como titular no meio-campo, e, como já era previsto, dada a sua condição física, deixou Hulk no banco e deu a oportunidade a Cristian Rodriguez.

A primeira parte foi muito pouco interessante, pois até aos 20 minutos o Setúbal conseguiu bloquear o jogo da equipa portista. Ainda assim, houve tempo para acertar com a bola no ferro por três ocasiões: aos 22 minutos por Souza, nem um minuto depois foi a vez de Rolando, e aos 29' foi a vez de Kléber, após um belo passe de James. Estas oportunidades acabaram por acordar a equipa, e lançaram-na para uma 2ª parte deslumbrante!

Logo ao intervalo, Vítor Pereira substituiu Souza por Moutinho, e este último foi determinante para a vitória portista. Após um remate perigosíssimo de Defour de cabeça, que Diego defendeu, Moutinho rematou de fora da área e abriu o marcador.

A partir de então, os jogadores azuis e brancos dominaram completamente o Vitória de Setúbal, mesmo quando estes se começaram a fechar em copas na defesa. Começou-se a jogar mais com o coração do que com a razão, o que trouxe alguma desorganização defensiva, mas que, por outro lado, mostrou aquilo que mais de belo tem o futebol: o espectáculo, a vontade de marcar golos, a paixão com que os jogadores se entregaram ao jogo...

As oportunidades foram surgindo, algumas desperdiçadas, outras defendidas muito bem por Diego. Com a entrada de Hulk para o lugar de Kléber, o jogo ganhou ainda mais espectáculo, com pormenores formidáveis. A jogada do segundo golo foi absolutamente indescritível... Christian Rodriguez, João Moutinho, Belluschi e Hulk preparam a jogada que James sentenciou com um remate certeiro! Mas o toque de calcanhar de Hulk para James é uma imagem que deveria ser perpetuada... Grande jogada de futebol colectivo...

Sem nunca ter baixado o ritmo de jogo, a equipa consegue chegar ao terceiro golo através de um remate de fora da área, mesmo à Fernando Belluschi...

Fim do jogo, grande nível exibicional na segunda parte, resultado de 3-0, mas com sensação de que poderia ter sido uma goleada. Assim vale a pena pagar bilhete e ir ao estádio...

Dragão Azul TV



Destaco neste jogo praticamente todos os jogadores do meio-campo para a frente. 

Belluschi esteve bastante bem e carimbou essa exibição com o regresso aos golos, além de ter sido dele a recuperação da bola que culminou no golo de Moutinho. 

Defour foi uma agradável surpresa, pois mostrou ser um jogador aguerrido, com muita visão de jogo, e a excelente a fazer as compensações defensivas, acabando por recuperar inúmeras bolas. 

James Rodriguez voltou a carimbar uma excelente exibição, e mostrou muito sangue frio ao apontar aquele golo: este é, sem dúvida, o ano do miúdo. 

Cristian Rodriguez mostrou estar cheio de vontade de voltar ao nível da primeira época enquanto jogador do Porto e esforçou-se, correu e jogou uns furos acima daquilo que tinha demonstrado durante a época passada. 

Quanto a Hulk, enfim, valeu a pena ter entrado só para termos assistido àquela magnífica assistência...sem palavras... 

Moutinho entrou, revolucionou o ritmo de jogo, agitou as bancadas e colocou o Porto na frente do marcador...impecável... 

Kléber também não esteve mal, e fez aquela desmarcação muito boa que terminou com a bola no poste...

Foram, portanto, três bolas no ferro na primeira parte, mas na segunda elas entraram em força...




Todas as imagens dos jogos do FC Porto.

(Clique na imagem para entrar)

O árbitro?? Não dei por ele...

Este Porto promete muito mais... e é fantástico vermos uma equipa com este nível exibicional (bem diferente do do ano passado) logo à quarta jornada... Alguém sentiu a falta de Villas Boas??

Saudações portistas,
Carla Correia

11 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Um grande jogo de futebol, daqueles que só é pena o arbitro terminar no tempo regulamentar. O FC Porto fez uma exibição fantástica, que só pecou pela escassez de golos, o treinador mostrou mais uma vez que escolhe os que estão melhores e não hà lugar cativo, e uma palavra para um miúdo James !!! que grande jogador. Uma nota especial para o meio campo, com especial incidência em Defour que se estreou a titular e demonstrou que acertamos mais uma vez.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Hoje fizemos um excelente jogo, sufocamos o Setúbal, e houve magia no sobre o relvado do Dragão.

O nosso meio campo esteve muito bem, sobretudo após a entrada de Moutinho, a criar muitas situações de golo.

O tridente Moutinho/Defour/Belluschi vai dar muito que falar. Grande dinâmica deste trio. Defour faz carrinhos!!!! e tem uma excelente capacidade de passe! Este jovem belga em pouco tempo poderá agarrar um lugar mais habitual na equipa.

O Setúbal só não saiu goleado do Dragão devido à exibição de Diego e à nossa falta de sorte.

Efectuamos perto de 30 remates em cerca de 60 ataques. Foi um caudal ofensivo tremendo.

Destaques individuais para Defour, Belluschi e Moutinho. Um dos três pode ser o melhor em campo.
Hulk em 20 minutos fez duas assistências para golo ... fantástico. James ... bem este menino se tiver cabecinha vai ser a revelação da época.

O Setúbal só por uma ocasião incomodou Helton.
Este Setúbal tem equipa para mais e melhor. O seu treinador estacionou o autocarro, traçando uma estratégia ultra defensiva. Na minha opinião vai ser a próxima chicotada psicológica da época.

Nota negativa para o árbitro. Uma galinha com capacidade de assoprar fazia melhor trabalho.

Realce para o fantástico apoio do público.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

austria87 disse...

Subscrevo o seu comentário.
Mais uma vez brilhante.
Daqui a algum tempo vou disser alguém sentiu a falta de Falcão.

SEMPRE PORTO

Penta disse...

caríssimo,

ainda estou belluschiado® com a exibição de hoje ;)
penso que paulatinamente o nosso mister está a conduzir a água ao seu moinho.

ps: sentir a falta de quem?!
o meu mister chama-se Vítor Pereira. ponto final, parágrafo.


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II

Anónimo disse...

O melhor de tudo é a confiança que esta equipa está a dar. Como exemplo (e por não poder estar presente), quando soube o resultado ao intervalo (o que noutras alturas dava para nervoso miudinho) só pensei, tal a confiança, que no segundo tempo tudo se resolvia e bem, faltando só entrar a primeira bola (golo)para o resto vir por acréscimo... como aconteceu.

Como só vi as imagens à posteriori, limito-me a inteirar-me de tudo e mais alguma coisa pelos blogs amigos e pelo Porto Canal, feliz com mais esta vitória.

100% Dragão disse...

Boas

Grande jogo do Porto, Boa primeira parte mas com muito azar, e excelente segunda parte, marcamos 3 mas poderiam ter sido muitos mais. Apesar de ainda estarmos no inicio da época já estamos a um nível bem elevado. Temos um plantel muito forte, hoje jogou no meio campo Souza, Defour e Belluschi, ficou de fora o meio campo titular da época passada. Vítor Pereira vai ter que gerir muito bem este meio campo... não vai ser fácil.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

dragao vila pouca disse...

Depois de um período que durou 15 a 20 minutos, em que a equipa pareceu desorganizada, lenta, previsível e sem encontrar as melhores soluções para desmontar a teia sadina, o F.C.Porto arrancou para uns 25 minutos finais da 1ª parte de grande domínio, excelente dinâmica, encostou o Vitória lá atrás e só não chegou ao intervalo a vencer por manifesta falta de sorte. Se a diferença mínima, seria escassa, o nulo era uma grande injustiça.

Se a 1ª parte foi muito boa, se excluirmos os referidos minutos iniciais, a 2ª foi fantástica. Tirando Souza - não estava a jogar mal...- e fazendo entrar J.Moutinho, o técnico portista disse ao que ia. O pequeno grande jogador, que ainda não tinha aparecido ao nível da temporada anterior, entrou muito bem, começou a "pegar" mais à frente, arrastou com ele Defour, Belluschi e a equipa, para uma exibição de grande qualidade, com períodos de grande fulgor, empolgamento e galvanização, que entusiasmaram os mais de 36 mil espectadores que se deslocaram ao Dragão.

Como corolário e naturalmente, o golo apareceu e por quem tinha feito por isso, o inspirado nº 8 do F.C.Porto. A ganhar a equipa não baixou, nem o ritmo, nem a qualidade e numa jogada belíssima que meteu toque de calcanhar de Hulk, James fez o 2-0 e sentenciou o jogo. A perder por dois golos de diferença e sem nada a perder, o Setúbal reagiu, incomodou por duas vezes Helton, mas o capitão portista evitou a alteração do resultado com duas belas defesas. O terceiro, por F.Belluschi, deu outro colorido a um marcador, que, mesmo assim, ficou aquém do que a equipa campeã nacional merecia.
Resumindo: uma bela noite de futebol e uma exibição que convenceu o mais exigente dos adeptos. Estamos no caminho certo, temos qualidade e quantidade para mais uma época à altura dos pergaminhos do melhor clube português.

Notas finais:
Moutinho foi grande, mas não foi o único. Houve vários, mas apenas vou abrir outra excepção e referir outro que me encheu as medidas: S.Defour.
Quem joga pela primeira vez a titular e perante a exigente plateia do mais belo estádio do mundo, mostra tanto à vontade e qualidade, como se estivesse no F.C.Porto há muitos anos, só pode ser um grande jogador e uma grande aquisição.

Pela negativa, tenho pena, mas só pode ser Maicon. Mas também esperava mais de Kléber...

Abraço

TertúliaPortista disse...

Oi amigo. Foi um grande jogo, agora é continuar o bom trabalho.
Saudações portistas.
Muito sucesso!
Melhores cumprimentos
http://tertuliaportista.blogspot.com/

Mery disse...

Olá, amigo.
Saudações portistas.
Vi o vídeo ao lado, e me diga se é a cidade do Porto...(?)
Abraço forte do Brasil, Mery.

Unknown disse...

Sim Mery, é a cidade do Porto!

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo com algumas dificuldades iniciais, sobretudo na conquista de espaços da manobra ofensiva, de algum modo superadas depois dos vinte minutos iniciais.

Depois foi uma exibição em crescendo, com belos nacos de futebol fluído, dinâmico, inteligente e por vezes belo.

O segundo golo foi, para mim, o corolário do melhor, explanado em campo. Lance corrido, simples, muito bonito e eficaz, ao melhor estilo do famoso Tiki-Taka catalão.

O 3-0 final acaba por não reflectir a gritante diferença de nível das equipas nem faz jus à qualidade do futebol ofensivo portista bem como às enumeras oportunidades desperdiçadas. Só a barra evitou três dessas oportunidades!

Um abraço