sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Olha o miúdo!

Está de volta a festa da taça. Quis o sorteio que o FC Porto defrontasse o quase desconhecido Pêro Pinheiro, nesta primeira eliminatória já com equipas da primeira divisão.

Taça é magia e por vezes existem uns truques que não se conseguem explicar. O FC Porto, na sua história, já teve alguns amargos de boca nesta competição e amanhã, apesar de defrontar um adversário desconhecido irá ter um conjunto de dificuldades que terão que ser ultrapassadas com muita concentração.

No campo com lotação limitada a 2000 pessoas, num campo sintético onde alguns jogadores já se lesionaram gravemente, o FC Porto terá certamente um ambiente muito diferente do que aquilo que está habituado.

Esta pausa, ao contrário do que é habitual veio na melhor altura. Depois de 3 jogos sem ganhar, 2 para o campeonato e 1 para a Champions, o FC Porto voltou às vitórias frente à Académica, mas ainda denotou algumas dificuldades na forma de jogar e na dinâmica entre sectores.

Vítor Pereira prometeu e espero que tenha tido nestes dias sem competição a devida correcção junto do grupo, ainda que reduzido.

Para o jogo de amanhã Vítor Pereira acabou por dar prioridade ao descanso de alguns atletas que têm estado mais sobrecarregados de jogos, quer do FC Porto quer das selecções. Para além de Helton, claramente por opção, Vítor Pereira deixou de fora Alvaro Pereira, Guarin, Moutinho, Hulk e Otamendi.

Por outro lado é de saudar a primeira chamada de Iturbe e Alex Sandro. No caso de Alex Sandro, finalmente a recuperação terminou e será mais uma opção para a defesa no futuro. No caso de Iturbe, não eram problemas físicos que o afastavam, e curiosamente, nas ultimas semanas foi tema de conversa da comunicação social, da equipa técnica, do jogador e do seu empresário, como se antevendo a sua estreia no jogo de amanhã.

Ainda que não concorde com tanto tempo de ausência, tendo ficado no ar inúmeras especulações pela ausência de explicações, é tempo agora de esperar para ver este prodígio a jogar com a camisola do FC Porto. Se este é o jogo ideal? Penso que não, penso que Iturbe, e jovens com este valor, deveriam ser lançados em qualquer jogo, mas agora percebe-se que a SAD entendeu que a estreia deveria ser na Taça de Portugal, tal como aconteceu com James.

De saudar o regresso de Sapunaru, teve quase 1 mês parado e do jovem guarda redes Kadu, que forma com Bracali as opções para a baliza.

Lista de convocados: Maicon, Belluschi, Cristian Rodríguez, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Bracali, Defour e Kadú.

Apesar das ausências por opção, Vítor Pereira tem um conjunto de jogadores que lhes dá todas as garantias para atingir o objectivo, que passa pela vitória e pela passagem à próxima fase.

Não é muito previsível que Vítor Pereira integre Iturbe e Alex Sandro na primeira equipa, tal como Rolando, James e Fernando também deverão ficar fora do onze inicial, por terem jogado pelas selecções e no cado de Fernando, por ter sido aposta sucessiva nos últimos jogos.

Equipa provável: Bracali, Sapunaru, Fucile, Maicon e Mangala, Souza, Defour e Belluschi, Cristian Rodriguez, Djalma e Walter.

Oportunidade de ver algumas estreias no FC Porto com especial destaque para Iturbe, o tal miudo que ainda jogava no campeonato do Paraguai e já era apelidada de o novo Messi.



Mas o mais importante é e será a vitória do FC Porto. O ano passado esta equipa fez história nesta competição ao ganhá-la pela terceira vez consecutiva. Este é mais um objectivo do FC Porto para esta época pelo que, face aos últimos jogos, é com expectativa que todos os portistas aguardam o regresso da equipa aos jogos oficiais.



O jogo está marcado para as 15:00 e terá transmissão na Sporttv. Pena que o jogo seja no campo sintético junto ao Ramalhão, pois muitos Portistas do sul sobretudo da zona de Lisboa não terão oportunidade de apoiar a equipa amanhã.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após paragem para jogos da selecções, o FC Porto vai defrontar o Pero Pinheiro desfalcado de algumas das suas principais unidades.

Vai ser uma oportunidade para os que menos jogam, provarem que merecem jogar mais vezes, e afirmar-se como alternativas aos habituais titulares.

Vai ser um jogo difícil, num campo sintético, diante de uma equipa que nada tem a perder. Os atletas do Pero irão estar mais que motivados. Ao FC Porto cabe assumir as rédeas do jogo e desde o seu início procurar a vitória.

Curiosidade para ver Iturbe pela primeira vez.

Espera-se muito apoio de portistas da região para empurrar a equipa para mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Primeiro passo a caminho do "Pulguedo"

O Tri-vencedor da Taça de Portugal e Campeão Nacional, F.C.Porto, começa a defender o troféu frente ao Pero Pinheiro, simpática equipa do Concelho de Sintra e que milita na 3ª divisão, 4º escalão do futebol português. Teoricamente é um jogo fácil, mas as facilidades só acontecerão se a atitude e o espírito for correcto, houver respeito pelo adversário e começar cedo a fazer pela vida. Se não for assim, como a taça tantas vezes já mostrou, as surpresas estão ao virar da esquina e o F.C.Porto já tem a sua conta de surpresas desagradáveis. Queremos fazer mais uma grande festa no "Pulguedo", queremos ser Tetra.
Toca a fazer pela vida... Uma palavra aos que vão ter a primeira oportunidade, Alex Sandro e Yturbe: aproveitem-na.

"Pulguedo", designação dada pelo Blue boy, do Blog BiBo PoRtO carago, ao Jamor.

Abraço