sábado, 10 de março de 2012

Basquetebol * FC Porto 75 - V. Guimarães 63

19ª. Jornada * Liga Portuguesa Basquetebol

Dragão Caixa
Assistência: 830 espectadores

Árbitro principal: Fernando Rocha
Árbitros auxiliares: Pedro Maia e Jorge Cabral

FC PORTO FERPINTA (75): Reggie Jackson (0), Carlos Andrade (12), João Santos (14), Greg Stempin (25) e Rob Johnson (14); David Gomes (0), Miguel Maria (0), José Costa (3), Miguel Miranda (6), João Soares (0), Diogo Correia (1)
Treinador: Moncho López

VITÓRIA DE GUIMARÃES (63): Julian Blanks (9), Rui Mota (10), Paulo Cunha (2), Maris Gulbis (13) e Brian Morris (14); André Bessa (13), John Waller (0), João Torrié (2)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 35-27
Por períodos: 8-12, 27-15, 14-19 e 26-17

Publicado em fcporto.pt

Depois de três jogos “on the road”, o campeão e líder regressou a casa para vencer o Vitória de Guimarães (75-63). O encontro da 19.ª jornada da Liga ficou marcado por um equilíbrio só desfeito nos minutos finais. Com 25 pontos, Greg Stempin distinguiu-se como o melhor marcador da partida, mas foi Rob Johnson quem emergiu na qualidade de MVP.

Após as dificuldades experimentadas no primeiro período, geradas pela intensidade defensiva do Vitória, que impôs aos Dragões uma produtividade diminuta (8) e completamente inesperada, o campeão repôs a normalidade no segundo quarto, mais que triplicando a capacidade anotadora (27-15).

Decomposta a espécie de decalque do modelo defensivo portista com que Fernando Sá surpreendeu nos minutos iniciais, os azuis e brancos assumiram o domínio do jogo, mas não o controlo absoluto, que o adversário questionava em frequentes aproximações no resultado: não igualava, mas também só por uma vez permitiu que a diferença superasse a dezena (29-27).

Com o marcador electrónico estacionado nos 49-46 à saída do terceiro período, o Vitória mantinha o jogo em aberto no último quarto, mas Stempin fechou-o a 40 segundos do final, com o cesto que proporcionou a segunda diferença da partida capaz de superar a dezena de pontos (71-60). Curiosamente, ambas da sua responsabilidade, ou não tivesse o norte-americano garantido a condição de melhor marcador, dado que não bastou para se aproximar do duplo-duplo de Rob Johnson, o MVP, com 14 pontos e 13 ressaltos.

Figura
Rob Johnson
MVP subtil e eficaz
Rob Johnson foi o jogador mais valioso de ontem. O poste portista não só fez um duplo-duplo (14 pontos e 13 ressaltos), como no segundo período, juntamente com Gregory Stempin (melhor marcador), voltou a colocar o FC Porto na frente (21-19) de onde não mais saiu.

Moncho López "Disse aos meus jogadores para nunca stressarem no ataque e avisei-os que não ia ser um jogo para rodar o banco. Não é fácil fazermos menos que 80 pontos, por isso há que dar mérito ao Vitória de Guimarães."
Os dragões, comandados por Moncho López, passam a somar 37 pontos, mais 3 que o Benfica, que amanhã defronta a Ovarense.

Na próxima jornada, dia 24 de Março, o FC Porto recebe o Benfica.

Sem comentários: