sábado, 18 de agosto de 2012

Passado é passado, este é para ganhar!

Depois da abertura oficial da época com a conquista do 72º título oficial da história do clube, a 19º Supertaça, amanhã o FC Porto inicia a caminhada rumo ao tão ambicionado TRI.

Ditou o sorteio que nesta primeira jornada o FC Porto defrontará o Gil Vicente que cometeu a proeza de ter sido a única equipa a vencer para a Liga o FC Porto, na época passada. Mas passado é passado, e este jogo é para ganhar e colocar de lado quaisquer lembranças, ainda que o árbitro, curiosamente, vem da melhor elite dos quadros de árbitros, nada mais nada menos, Duarte Gomes!

O Gil Vicente não alterou muita coisa para esta época. O treinador é o mesmo, saíram alguns jogadores, entraram outros, mas a base da época passada está lá. E já se percebeu que estão motivadíssimos para voltar a fazer uma gracinha, o que pela nomeação de Duarte Gomes, as probabilidades de algo semelhante ao ano passado acontecer, aumentaram!

Do lado do FC Porto, Vítor Pereira teve uma semana agitada, com muitas ausências mas ontem conseguiu reunir praticamente todo o plantel, ainda mais extenso agora depois da chegada do trio Olímpico. Com Alvaro Pereira, limitado e com o futuro a ser negociado e Rafa em tratamento, todos os restantes treinaram sem limitações.

A inclusão de Danilo, Hulk e Alex Sandro não constituiu surpresa, uma vez que do lado esquerdo da defesa e no ataque, claramente o FC Porto está necessitado de opções de qualidade, como demonstrou os últimos jogos.

Ainda assim, nota de destaque a ausência de Rolando, preterido por Mangala e pela dupla que já se vem a afirmar desde o final da época passada, Iturbe, que jogou a titular na selecção su-20 da Argentina, mas que mesmo com a cedência de Djalma, continua sem ser opção nos convocados e Janko, que aparentemente recuperado, foi preterido por Kléber, que à semelhança do que fez a época passada, continua com o mesmo rendimento na equipa, provavelmente nos treinos não, mas a não ser que Janko esteja à procura de clube, não é compreensível esta opção de Vítor Pereira.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Com apenas 2 dias de trabalho com o plantel, desde que arrancou a pré-epoca, o trio Olimpico deverá ser opção para o jogo de amanhã, sobretudo Alex Sandro e Hulk. Os jogadores estiveram integrados com a selecção Brasileira e no caso de Alex Sandro e Hulk até jogaram com alguma regularidade, pelo que a chamada de ambos ao onze não deverá constituir surpresa pelas lacunas existentes. Já no caso de Danilo, com Miguel Lopes já com algum ritmo competitivo e Danilo que jogou pouco na selecção é natural que Vitor Pereira aposte em Miguel Lopes de início.

Quanto a Hulk, muito se especulou desde o final da época passada, ainda mais com o fim dos jogos Olímpicos, mas o que é certo é que o jogador está convocado e irá jogar amanhã. Está no ar mais um caso Falcão esta época, que curiosamente também jogou na primeira jornada, mas depois forçou a saída. Esperam os Portistas que Hulk não repita a triste façanha. Já se percebeu que a prioridade da SAD é colocar jogadores que não contam no plantel, como são os casos de Sapunaru, Belluschi, Ukra, Addy, Bracalli e ceder em definitivo Alvaro Pereira, Rolando, Sereno e talvez até Janko. Estas são as prioridades da SAD, pelo que entendo que a estratégia de não ceder a valores abaixo dos 50M€ no caso de Hulk é uma estratégia correctíssima.
É então com alguma expectativa que se espera para ver se Hulk é titular, indicador claro se a SAD está a negociar ou não e qual será o desempenho dentro do campo com a camisola do FC Porto.

Outro dado a confirmar é a presença ou não de João Moutinho no onze. Esta semana Villas Boas, aparentemente, desistiu da contratação, mas o discurso poderá dizer precisamente o contrário.

Equipa Provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Hulk, James e Jackson.

Será igualmente interessante constatar se o rendimento de Jackson Martinez melhorará com a presença de Hulk em campo. À partida deveria melhorar, pelo que será mais um pormenor a estar atento, um jogador que na minha opinião não era a opção adequada para o FC Porto, mas que o golo solitário e da vitória na Supertaça e a possibilidade de ter Hulk a servi-lo poderá potenciar o rendimento deste jogador.

A equipa de Vítor Pereira tem vindo a demonstrar uma segurança defensiva muito aceitável para o início de época, mas uma fraca produção atacante. A entrada de Hulk pode ajudar e muito, mas é preciso rever o modelo de jogo, pois tem sido notório a presença de James no centro do ataque e uma clara deficiência no jogo pelas alas e a servir o avançado. Os laterais poderão este ano ter um papel mais atacante, mas é preciso depois compensar a nível do meio campo, o que não tem sido uma táctica explorada neste inicio de temporada.

Importante para já a conquista dos 3 pontos, pela vitória em si e pela moral que dá sempre a uma equipa começar com uma vitória a época desportiva.

Um apelo a todos os adeptos que possam ir a Barcelos apoiar o FC Porto e mostrar a nossa força junto da equipa.

O jogo está marcado para amanhã as 18:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Amanhã abrimos a nossa participação no campeonato diante de um adversário complicado no seu reduto.

O Gil é uma equipa bem orientada, manteve praticamente o mesmo plantel, reforçou-se com os experientes Tiero e Luciano Amaral, e com um conjunto de jovens brasileiros dos quais se destaca Rafael Ramazotti.
Mas a principal contratação foi o médio luso-brasileiro Bruno Pinheiro, formado no Boavista, e que regressa após passagem pela Polónia.

Espera-se um grande apoio da família portista minhota, e uma resposta positiva da equipa, para assim começarmos a nova época com uma vitória num terreno onde na época passada, perdemos 3 pts muito à custa da arbitragem habilidosa de Bruno Paixão.

Espero que Duarte Gomes faça uma arbitragem isenta e sem paneleirices, típicas do seu reportório.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Começa o campeonato, Liga Zon Sagres e para o F.C.Porto, em Barcelos, frente ao Gil Vicente, adversário que se pode vangloriar de ser, nas últimas duas épocas e na principal prova do futebol português, o único que conseguiu vencer o Dragão. Não é preciso dizer mais nada para se perceber o que o conjunto de Vítor Pereira vai ter de ultrapassar para conseguir os 3 pontos e sair incólume da cidade de um dos galos mais conhecidos do mundo. Mas apesar das dificuldades que um Gil Vicente fechado e em contra-ataque, nos vai colocar, queremos começar bem, entrar com o pé direito. Para isso temos de ser Porto e ser Porto, nesta altura, é esquecer as incertezas do mercado, estar totalmente focado na equipa orientada por Paulo Alves, dar tudo para ganhar, não com o espírito de vingança, sim porque ganhar é o nosso destino, desde 1893.
O galo derrotar o Dragão é uma anormalidade que só pode acontecer de longe a longe... Dragão avisado, vale por dois...

Abraço

Anónimo disse...

Para ganhar!
Depois do empate dos mouros, vamos começar já a ganhar pontos aos fanfarrões, liderados pelo leitor ladrão...
E não pode acontecer um outro Paixão mais, nunca mais.

Memória Portista
http://memoriaporto.blogspot.pt/

Ana Andrade disse...

Boas,
O FC Porto começa este campeonato no terreno da única equipa que venceu os dragões na época passada. É verdade que o que conta agora é o presente, logo, o que o FC Porto fizer mais logo, mas convém não esquecer os factos da época passada, mais que não seja para não relaxar...

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com