segunda-feira, 3 de setembro de 2012

30 minutos à PORTO

Depois da agitação de um final de semana, onde inclusive, Vítor Pereira levou 19 jogadores para o Algarve uma vez que Moutinho estava em negociações com o Tottenham, o FC Porto acabou por puxar pelos galões, um pouco por força das circunstâncias, e vencer com naturalidade e justiça um Olhanense que o pouco que fez foi com as forças finais resultante da motivação de poder vir a empatar um jogo nos últimos minutos.

Com a ausência de Fernando, Vítor Pereira chamou Defour para o seu lugar, e ainda que o Olhanense não tenha justificado futebol para marcar 2 golos ao FC Porto, é certo que foi nesta posição que o FC Porto sentiu dificuldades. O meio campo não esteve tão ligado como nos últimos jogos, resultado, mais perdas de bola e menos pressão defensiva. As coisas só não correram pior pelo acerto de Maicon e Otamendi, sobretudo Maicon, um dos melhores em campo, e pela ineficácia do ataque do Olhanense.
A primeira parte fica claramente marcada pelo golo do Olhanense e pela reacção energética do FC Porto em busca do empate. Um pouco atabalhoado, o FC Porto lá foi construído oportunidades de golo, Hulk e fundamentalmente Moutinho tiveram o golo nos pés, mas muito pouco discernimento no momento da finalização.

O FC Porto não acertava no meio campo e nas alas, Atsu, estava fora de jogo, bem marcado não conseguiu nem desequilibrar pela técnica nem pela velocidade. Vítor Pereira percebeu muito bem este aspecto e lançou James para o lugar de Atsu.

O Colombiano não foi para a ala esquerda, voltou a descair para o centro do terreno, provavelmente com ordens de Vítor Pereira mas curiosamente foi do lado esquerdo que marcou um grande golo, de difícil execução técnica.

O FC Porto com justiça chegou ao intervalo empatado, ainda que tivesse produzido futebol suficiente para estar a ganhar.

Na segunda parte, assistiu-se a um FC Porto de grande qualidade. Cerca de 30 minutos onde marcou 2 golos, e poderia ter marcado mais outros 2 golos.

Primeiro logo a abrir Jackson rematou bem de cabeça com a bola a não querer entrar, mas passado uns minutos, numa excelente jogada, passou por Ricardo e marcou o segundo da noite. Estava consumada a reviravolta.

O FC Porto não abrandou, empolgado pelos adeptos que estiveram no Algarve, sempre a apoiar a equipa, e foi à procura do terceiro, que surgiu por intermédio do incrível, que marcou à HULK, num remate poderoso já dentro da área de Ricardo.

Vítor Pereira mexeu na equipa, primeiro colocando Varela no lugar de Lucho que permitiu a James instalar-se em definitivo no centro do meio campo, e mais tarde, trocando Defour por Castro.



O Olhanense, num lance de contra-ataque voltou a marcar e instalou-se algum nervosismo no seio da equipa do FC Porto. Castro não entrou bem na equipa, perdeu algumas bolas e foram os últimos 10 minutos os mais sofridos durante todo o jogo, com o Olhanense a criar algumas situações complicadas para a defensiva do FC Porto.
Mas seria uma injustiça muito grande o FC Porto não ganhar este jogo e no meio de tanta qualidade o sofrimento também esteve presente.

Destaques pela positiva, James, que veio revolucionar o jogo atacante, Jackson, que voltou a marcar, na melhor oportunidade que teve e Maicon, que fez mais um grande jogo, e é sem dúvida neste momento o melhor central do plantel do FC Porto.
Destacar ainda Vítor Pereira que mais uma vez soube mexer no jogo, muito cedo por sinal, mas que foi de forma assertiva e com bons resultados.

O mercado já fechou com excepção de alguns países no leste. As noticias continuam a circular, e é importante que o FC Porto resista ao assédio Russo por Moutinho e Hulk. No sábado sem Hulk e Moutinho, provavelmente o FC Porto não teria ganho o jogo e é isto que a SAD tem de perceber. As mais valias ainda necessárias deveriam ter sido antecipadas com outros jogadores, não se percebe como por exemplo o ano passado comprou-se 50% do passe de Sapunaru por 2.5M (total de 5M) e passado um ano rescindiu-se com o jogador.

As situações dos centrais continua por resolver, Rolando não saiu, Abdoulaye também não, e assim o FC Porto tem 5 centrais de qualidade no plantel. Faz sentido?
Como também é necessário pensar numa alternativa para jogadores como Kelvin e Iturbe, pois pelos vistos não têm espaço no plantel e tal como o novo jogador Quiñones, contratado no ultimo dia de mercado, faz sentido que actuem pela equipa B, ou então emprestados a clubes fora da Europa. São jovens jogadores, de qualidade que PRECISAM de jogar.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

O campeonato pára agora quase 3 semanas, quando mal começou, tempo para trabalhar e afinar a equipa já para o próximo compromisso que será curiosamente para a Champions.
Estamos no topo da classificação, mantivemos os nossos principais jogadores, temos tudo para fazer um campeonato de bom nível e uma Champions que nos permita seguir para os oitavos de final.

Última nota para a má organização do jogo no Algarve. Desviou-se o jogo para um estádio maior, mas nem 10 mil adeptos lá estiveram, é sem dúvida mais cómodo que o estádio no Olhão, tem sem dúvida um melhor tapete para jogar à bola, mas quando se espera 45 minutos para entrar no estádio, numa fila, onde o sector com mais adeptos apenas tinha uma porta com 2 torniquetes, é sem dúvida uma organização ao nível do futebol não profissional, ao ponto, de já com quase 15 minutos de jogo, terem aberto uma nova porta de entrada e nem revistavam as pessoas…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Como se previa foi um jogo complicado, e só um FC Porto sério e empenhado conseguiu vencer com inteira justiça.

A Olhanense poderá ser uma das revelações deste campeonato. Reforçou-se bem e conta com jovens jogadores que podem despontar.

James foi o homem que mexeu com o jogo, tendo VP estado muito bem na leitura do jogo.

Pena termos sofrido o golo no cair do pano, pois não era merecido.

Excelente e fantástico o apoio da família portista do centro e sul do País e dos SD e Colectivo que se deslocaram em força.

Esperemos agora que os mercados fechem de vez, pois com estes atletas podemos sonhar alto.

Abraço e boa semana

Paulo

P. Ungaro disse...

Foi um jogo assim, assim ... perante um relvado bom para pasto, os jogadores do Porto quer na altura de decisão quer no 1º golo dos de Olhão, não conseguiram ser eficazes e ficaram nas covas.
Para quem por sistema critica Vitor Pereira (que eu tambem não morro de amores) ele esteve muito bem aos 35 minutos (algo que é quase pecado para a maior parte dos treinadores, esperam os 60 minutos) a ler o jogo e a trocar Atsu por James.
Esta visto que James rende mais quando vem do banco e mais uma vez entrou bem, aso contrario de um jogador que aprecio, Silvestre Varela.
Penso que ainda temos que trabalhar mais e os jogadores saberem que o jogo tem 90 minutos e é importante que lutem do primeiro ao ultimo.
Não entendi a atitude do Sergio ... mas ja não é a primeira nem será a ultima.

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt