sábado, 29 de setembro de 2012

Recuperar a Liderança

O FC Porto tem hoje a possibilidade de recuperar a liderança na Liga, caso vença mais logo o Rio Ave no seu reduto. Tem sido um início de época muito positivo e com sinais de progresso, em 6 jogos oficiais a equipa conquistou 5 vitórias, em 3 provas distintas (Supertaça, Liga e Champions) e apenas fica uma pequena mancha que foi o empate na primeira jornada em Barcelos.

A equipa tem mostrado capacidade em marcar golos (14 em 6 jogos) e de não sofrer (2 em 6 jogos), o que acaba por justificar já, claramente, o primeiro lugar na Liga, no fim da última jornada, a conquista de mais um troféu e a entrada a ganhar na Champions.

O calendário é verdade que não tem tido ainda pontos de dificuldade acima da média, este jogo com o Rio Ave ainda se insere nos jogos de menor dificuldade, logo a seguir virão dois testes à capacidade actual da equipa, que serão os jogos com o PSG e Sporting.

Mas para já o foco tem de estar em Vila do Conde. Mais uma vez, são nestes jogos que se ganha e perde campeonatos e se a equipa está a evoluir, não pode ser nestes jogos que entre menos concentrada e vacile perante teóricas facilidades.

O Rio Ave não está a fazer um campeonato brilhante, mas também não tem mostrado ser, actualmente uma das equipas mais fracas, tem mantido o equilíbrio de uma equipa, que já o ano passado, focou-se em ficar na primeira Liga.

Curiosamente a única vitória da equipa foi precisamente em Alvalade, o que não deixa de ser surpreendentemente, pois perdeu com Marítimo e Braga e empatou com a Académica em sua casa.

Do lado do FC Porto, boas noticias para Victor Pereira, que viu Fernando e Lucho a integrarem-se no treino conjunto no inicio da semana e naturalmente voltaram aos convocados, tal como Otamendi. No sentido inverso, saíram Abdoulaye, Kelvin e Iturbe, este último com alguma injustiça, até porque com o regresso de Fernando e Lucho, Victor Pereira poderia abdicar de um 5º médio na convocatória e dar espaço a Iturbe, até porque cada vez mais James se posiciona numa posição mais recuada.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

A grande expectativa para mais logo é perceber como Victor Pereira vai encaixar Lucho e James na mesma equipa. Fazer recuar Moutinho para a posição de 6 não é muito lógica, até porque Moutinho tem a sua importância na posição onde joga. Caso a aposta, e faz sentido que assim seja, em ter James no centro, seria importante a equipa adaptar-se ao clássico 4X4X2, com um meio campo em losango, e com um jogador mais finalizador ao lado de Jackson, digo ao lado, pois este Colombiano começa a convencer os mais cépticos da sua qualidade, tem feito golos, alguns complicados, troca bem a bola, mas sobretudo tem feito golos que é o que se exige a um avançado.

A opção de ter Varela ao lado de Jackson não é descabida, até porque no ultimo jogo, Varela marcou numa posição mais central na área.

Sendo um jogo com um adversário, teoricamente, mais acessível, até poderá ser a oportunidade de Victor Pereira testar outro sistema de jogo. O risco não é muito grande, até porque com James e Varela no onze, facilmente a equipa se transforma em 4X3X3.

A vantagem poderá ser em potenciar James, que está muito motivado e que já provou com nota 20, que aquele lugar cabe-lhe na perfeição, quer em Olhão, na reviravolta do marcador, quer com o Beira Mar, na última jornada.

Este esquema pode também permitir que os alas mais defensivos possam subir um pouco mais no relvado, até porque o meio campo está mais povoado, e tornar a equipa, no limite, a atacar com 4 jogadores.

Curiosamente, Victor Pereira manteve na convocatória 5 médios mais James, e abdicou de Iturbe, o que poderá significar que irá mesmo apresentar-se em 4X4X2.

Se não for neste jogo, é importante Victor Pereira ter alternativas fortes ao esquema que tem sido nos últimos anos o modelo de jogo desta equipa, com sucesso é óbvio, mas com menos intérpretes de qualidade para esses lugares.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho e James, Varela e Jackson.

Em caso de vitória, o FC Porto recupera a liderança numa altura em que o próximo jogo receberá o Sporting, no primeiro dérbi da época. Fundamental esta vitória, não só para as contas da Liga, como também para manter os níveis de confiança altos, na véspera de receber o PSG para a Champions.

A equipa está confiante, Victor Pereira está confiante, os adeptos estão a gostar, sobretudo da performance da equipa em ir à procura de mais golos, como foi frente ao Guimarães, Beira Mar e também em Zagreb.

Um apelo a todos os adeptos que se desloquem a Vila do Conde. É nestes jogos fora de casa que a equipa precisa de sentir a superioridade vinda das bancadas.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

Azulibranco disse...

bem escrito, meu caro Ricardo, uma crónica muito bem redigida e uma análise muito bem feita.
Por mim, íamos hoje para o 4x4x2, até pelo campo onde vamos jogar, onde se exige que as jogadas do adversário sejam estancadas logo no meio campo, e a toda a linha do meio campo.

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Hoje teremos um teste complicado perante um adversário com a equipa com uma estrutura forte e estável, que tem jogadores experientes, e muito bem orientada pelo nosso Nuno Espírito Santo.

Está em fase de adaptação ao novo treinador, mas é uma equipa agressiva e competitiva.

Teremos de ser sérios e aguerridos do primeiro ao último minuto e assim conquistar a vitória que nos reponha na liderança.

Esperam-se mts portistas nos Arcos para apoiar a nossa equipa nesta difícil deslocação.

Abraço e bom fim de semana

Paulo


Azulibranco disse...

Já venho de lá, amigos, bastante triste. As equipas não se podiam comparar, tal a grandeza da nossa, à beira da do Rio Ave que, embora muito sólida, não tem qualquer hipótese de de empatar com um Porto determinado. O problema é que o Porto adormece, a ganhar 0-1, e só acorda quando a três minutos do fim, se vê a perder por 2-1.
Incompreensível. Estou muito triste.