quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dupla Jornada no Dragão

Amanhã o FC Porto regressa ao Dragão onde irá efectuar os dois próximos jogos da Liga, uma dupla jornada no Dragão. Amanhã é o Marítimo, depois da viagem a Kiev, será com a Académica.

O objectivo é o mesmo. Vencer. E esta oportunidade de jogar duas vezes em casa pode permitir ao FC Porto isolar-se no comando até porque os adversários mais próximos vão ter jogos complicados nas duas próximas jornadas.

A equipa está confiante e forte. A reviravolta no Estoril foi prova disso, ao contrário do que tinha acontecido em Vila do Conde, e mesmo em Barcelos. Esta confiança deriva também da imaculada participação na Champions.

O Marítimo começou bem esta época, mas com a participação na Liga Europa a equipa tem vindo a perder pontos e qualidade. Actualmente está no oitavo lugar, com 8 pontos, com equipas como o Paços Ferreira, Gil Vicente e Rio Ave à sua frente.

Contudo, será muito provavelmente um Marítimo forte o que se vai apresentar no Dragão amanhã. Os jogadores e equipa técnica até podem não estar bem, mas a direcção do clube, facilmente injectará uma forte motivação em todos para roubar pontos no Dragão!

Curiosamente, o Marítimo é o pior ataque da Liga, defensivamente é uma equipa equlibrada mas ofensivamente é sem dúvida a pior equipa até ao momento. Até ao momento nunca conseguiu marcar mais de 1 golo numa partida, o que denota muita falta de qualidade neste sector.

Vítor Pereira sabe disto mas não será por estes dados estatisticos que a equipa amanhã apresente-se mais ofensiva do que é normal.

Foi hoje divulgada a lista de convocados e com alguma surpresa constatou-se a saída de Rolando e Iturbe da equipa. As entradas de Kléber e Abdoulaye Ba não se entende para este jogo especifico. No caso de Kléber até pode fazer algum sentido, pois no Estoril o FC Porto não tinha uma alternativa para a zona central do ataque, mas nos outros jogos que teve não produziu efeito! No caso de Abdoulaye ainda é mais estranho, pois Rolando apareceu na Taça de Portugal e foi opção no Estoril para equilibrar a defesa, logo não se percebe a ausência agora, até porque com Abdoulaye convocado, dificilmente será opção para a equipa B.

Continua muito povoado o sector do meio campo, sobretudo quando Miguel Lopes foi convocado e quando existe a possibilidade de Danilo ser opção no meio campo, limitando claramente as opções ofensivas.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira não deverá realizar muitas alterações na equipa. Ainda que exista jogo da Champions na próxima terça-feira, o FC Porto deverá apresentar uma equipa forte para derrotar este Marítimo que irá criar muitas dificuldades.

Mesmo com as fragilidades no sector ofensivo, o Marítimo irá claramente povoar o seu meio campo e colocar duas unidades ofensivas rápidas para surpreender a defensiva do FC Porto.

Se o FC Porto conseguir dominar o meio campo, for mais pressionante e rápida nos processos então o jogo será simples e a vitória não escapará. Uma entrada forte no jogo é importante para que o Marítimo não tenha tempo para colocar em prática a estratégia que passa claramente por defender, defender e depois defender!

Vítor Pereira, perante estes dados poderá amanhã efectuar uma alteração que passe por dar mais velocidade nos flancos, que pode passar por colocar Varela e Atsu nas linhas, sendo que nesse caso, James apareceria no meio campo como mais apoio a Jackson. Mas isto implicava que Fernando ou Lucho não fossem titulares.

No caso de Fernando, seria uma aposta muito ofensiva não apostar num trinco, mas poderia ser compensada com Moutinho. No caso de Lucho, obrigaria a que Moutinho e Fernando jogassem mais lado a lado. Quer uma quer outra são alterações possiveis, mas perante este Marítimo, fica no ar que Vítor Pereira irá mexer pouco na equipa mas de forma estrutural por forma a surpreender o adversário.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e James, Varela, Atsu e Jackson.

Importante amanhã a vitória para que a equipa possa viajar para Kiev ainda mais motivada e confiante. O FC Porto tem tudo para conquistar mais 3 pontos e não será por falta de apoio dos seus adeptos no Dragão que não o conseguirá.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje temos um jogo complicado no Dragão antes da deslocação a Kiev.

O Marítimo tem feito um campeonato regular, e tem-se mostrado a bom nível na Liga Europa.

Manteve a mesma estrutura da época passada, é uma equipa organizada, com bons jogadores e sempre lutadora.

Ao Porto cabe o favoritismo e a obrigação de vencer.

Erros defensivos como os que têm ocorrido serão de evitar.
Máxima concentração e entrar com atitude para resolver o mais rápido possível o desafio.

Logo com o apoio da massa adepta esperamos mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Antes de mais um jogo da Champions, em Kiev, que pode ser decisivo para o F.C.Porto - caso vença ou empate, fica automaticamente apurado para os oitavos-de-final -, o bi-campeão tem um jogo que não será um passeio, mas que se fizermos o que precisa de ser feito: atitude e qualidade colectiva e individual, com maiores ou menores dificuldades, somaremos os três pontos. A equipa de Pedro Martins não está a fazer uma época por aí além, em relação ao campeonato da época passada, por esta altura, tem menos 6 pontos, mas está, por via da participação na Liga Europa, mais experiente, mais preparada para jogos com maior pressão, jogos em que a responsabilidade de ganhar está do outro lado. Sendo a equipa madeirense organizada e porque tem jogadores velozes, rápida a sair em contra-ataque, é importante um Porto forte, concentrado, intenso, a querer muito, desde o início e todo o tempo. Um Porto com a cabeça exclusivamente no Marítimo, para depois, mantida a liderança - veremos em que condições... - e com a moral em alta, enfrentar o frio de Kiev e a qualidade do Dínamo, na procura do passaporte para a fase seguinte da prova mais importante da UEFA.

Abraço