terça-feira, 20 de novembro de 2012

Venha de lá o primeiro lugar...

Depois do apuramento para os oitavos carimbado em Kiev, o FC Porto tem como objectivo agora conquistar o primeiro lugar, lugar que permitirá olhar para os oitavos de final com uma perspectiva, em teoria claro, mais positiva, pois não encontrará as equipas mais fortes dos restantes grupos.

Mas esta época de Champions pode ainda, em caso da equipa conquistar amanhã os 3 pontos, permitir, no final da fase de grupos, não só o primeiro lugar, mas também a melhor classificação de sempre na fase de grupos. Consequentemente, os pontos ganhos convertem-se em milhões que são muito bem vindos aos cofres do Dragão, mesmo, tendo conseguido atingir o objectivo dos 50M€ de mais valias no passado verão.

O Dinamo de Zagreb pode amanhã despedir-se das competições europeias. Só não o fará se conseguir pontuar no Dragão e se o Dinamo de Kiev perder com o PSG. Combinações possiveis, mas que não se deverão verificar. A equipa de Zagreb mostrou em todos os jogos que está claramente num nível de Liga Europa. Ainda assim, não se espera uma equipa derrotada e até poderá ter um efeito positivo de se apresentar desinibida no Dragão à procura da esperança da Liga Europa e de arrecadar alguns milhões adicionais à participação.

Mas é uma equipa com desinibição que o FC Porto pretende defrontar. Uma equipa remetida à sua defesa poderia dificultar as pretensões da equipa de Vítor Pereira, mas não é esperado tal cenário e amanhã o FC Porto tem todas as condições para vencer o jogo e no limite até garantir o primeiro lugar, isto se o PSG perder em Kiev.

Mas como esse cenário também não é muito provável, talvez o empate seja o resultado mais provável, caso não seja a vitória do PSG, como tal, resta ao FC Porto ser competente e sério e fazer tudo para conquistar os 3 pontos e levar a decisão do primeiro lugar para o parque dos Principes, naquele que poderá ser o jogo da fase de gupos, onde certamente não faltará apoio de muitos Portugueses.

Vítor Pereira já pode contar com dois reforços para a equipa. Fernando e Alex Sandro regressam aos convocados, mesmo não se sabendo se serão titulares amanhã. No caso Alex Sandro a paragem foi mais longa, mas também continua a dúvida de Mangala estará em condições para amanhã ser novamente titular. No caso de Fernando, a paragem foi mais curta, mas nesse sector as opções são em maior número, sobretudo depois da boa exibição de Castro no último jogo para a Taça de Portugal, na posição de médio mais defensivo.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


Quem também tem jogado nos limites, e no último jogo até pediu a substituição mas a lesão de Mangala alterou o esquema, é Lucho. É também uma forte possibilidade, até porque no próximo fim de semana, o jogo ainda é mais complicado do que o de amanhã, Lucho começar o jogo no banco, avançando James para o vértice invertido do meio campo, tornando a equipa um pouco mais ofensiva do que o actual esquema, com Varela e Atsu na frente de ataque fazendo companhia a Jackson.

Dúvidas que serão desfeitas amanhã, até porque só mesmo Vítor Pereira é que conheçe a condição fisica dos seus jogadores, mas uma coisa é certa, amanhã, teremos uma equipa com dedo de gestão para o jogo com o SC Braga, e faz todo o sentido que assim seja.

Equipa provável: Helton, Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro, Defour, Moutinho e James, Atsu, Varela e Jackson.

É uma fase importante para a equipa do FC Porto, ultrapassou no passado sábado mais um obstáculo na Taça de Portugal, tem amanhã a oportunidade de se posicionar muito bem no primeiro lugar da Champions e tem já no próximo fim de semana, o mais dificil confronto para a Liga Portuguesa até ao momento.

A equipa atravessa um excelente momento, com vitórias atrás de vitórias, como lideres quer na Champions quer na Liga, pelo que estes confrontos veêm na melhor altura e em caso de novas conquistas, a equipa poderá mesmo ganhar a confiança necessária para reforçar e posicionar-se em definitivo com o principal candidato à conquista do Tri.

A todos que possam deslocar-se ao Dragão, aqui fica o apelo para apoiar o nosso clube na conquista de mais uma vitória.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

De favoritos que não ganham jogos, está o futebol cheio.
Feita a introdução, um Porto motivado, confiante e competente, defronta o Dínamo de Zagreb, a equipa mais fraca do grupo e que nesta fase da Champions, em 10 jogos, 6 da época passada e 4 desta, ainda não pontuou. Teoricamente, um jogo de baixo grau de dificuldade, mas que na prática se pode tornar difícil, se não o encararmos com o devido respeito, a atitude correcta , se não jogarmos o futebol com a qualidade que está ao nosso alcance e que já produzimos em vários jogos, em particular os disputados no Dragão. É verdade que o mais importante, a qualificação para os oitavos, já está garantida, mas, embora nesta altura, as vantagens de ser primeiro ou segundo, não sejam claras, o primeiro lugar tem mais a ver connosco... sem esquecer que na Champions, os pontos dão euros. Portanto e resumindo:
É um jogo sem pressão, mas vamos lá manter a bitola, ganhar e de preferência, jogando bem. A dupla jornada frente ao Braga, campeonato e Taça de Portugal, pode esperar umas horas.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois de termos garantido o acesso aos oitavos, agora o objectivo passa pelo primeiro lugar.

Para tal temos de vencer hoje e empatar em Paris, ou até poderá bastar a nossa vitória e uma derrota dos parisienses em Kiev.

Somos favoritos, mas há que ter a atitude certa e lutar pela vitória.
Na liga dos campeões não há adversários fáceis.

Abraço e boa semana

Paulo

P. Ungaro disse...

Boas,

Depois da excelente prestação que o FC Porto tem feito este ano na Champions, o jogo de hoje deve ser o mais fácil que nos iremos deparar na prova.
Mas a hipotética facilidade nunca pode ser tornada em desleixo e falta de aplicação da equipa e do treinador, porque apesar da qualificação ainda temos a ganhar o primeiro lugar, mais um milhão e fundamentalmente continuar a cimentar o nosso jogo e a apurar a forma individual e colectiva.
Mais ainda a obrigação que os jogadores tem em proporcionar um bom espectáculo aos adeptos que com maior ou menos dificuldade se deslocam ao estadio pelo menos para por momentos deixarmos de pensar na miséria de pais onde vivemos.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/