sexta-feira, 17 de maio de 2013

Penta Campeões de Andebol

Parabéns aos nossos bravos atletas. equipa técnica e dirigentes, que hoje escreveram uma página de glória, ao conquistar de forma fantástica o penta campeonato, após baterem o Benfica por três golos de diferença (26-23).

A uma jornada do final somos penta campeões.

Este é o 18º campeonato de andebol do nosso palmarés.

Crónica ao jogo, publicada no site oficial do clube.

FC Porto Vitalis - Benfica, 26-23

Andebol 1, fase final, grupo A, nona jornada
17 de Maio de 2013
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: espectadores

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (3), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (cap., 10), Elias Nogueira (1), Daymaro Salina, Wilson Davyes (7),Pedro Spínola (2), Filipe Mota, João Ferraz (2) e Hugo Rosário
Treinador: Ljubomir Obradovic

BENFICA: Vicente Álamo e Ricardo Candeias (g.r.); David Tavares (6), Carlos Carneiro (4), Dario Andrade (3), Davor Cutura (6), José Costa (3), Inácio Carmo (1), Álvaro Rodrigues, Cláudio Pedroso, Tiago Pereira, João Pais e João Lopes
Treinador: Jorge Rito

Ao intervalo: 12-13

O FC Porto Vitalis sagrou-se esta sexta-feira pentacampeão, a uma jornada do fim do Andebol 1, após bater o Benfica por 26-23. Este é apenas o segundo pentacampeonato da história da modalidade em Portugal, após os cinco campeonatos consecutivos conquistados pelo Sporting nos anos 1960 e 70. Com 18 títulos, os Dragões são agora a equipa com mais títulos nacionais.

Esta decisiva vitória – a margem de três golos era necessária para confirmar desde já o título – foi obtida graças a um ambiente fantástico, num pavilhão repleto, e a uma segunda parte fortíssima, já que ao intervalo o Benfica vencia por um tento. Destaquem-se as prestações ofensivas do capitão Ricardo Moreira (10 golos em 13 remates) e de Wilson Davyes (sete golos).

A primeira parte decorreu sob o signo (esperado) do equilíbrio, com a única vantagem de dois golos (2-4) a ser obtida no raiar da partida, pelos forasteiros. De resto, também o FC Porto esteve na frente e registaram-se ainda nove empates. Hugo Laurentino efectuou algumas defesas de grande nível, mas, do outro lado, os guarda-redes do Benfica efectuaram detiveram ainda mais remates (oito contra seis).

Ao intervalo, a vantagem tangencial dos lisboetas explicava-se não tanto pela falha de Tiago Rocha num livre de sete metros (à entrada do minuto 20), mas sobretudo pela menor eficácia portista na primeira linha (42 por cento contra 62 do adversário).

No segundo tempo, os Dragões entraram em campo com Quintana na baliza e menos um jogador, por exclusão. Porém, Ricardo Moreira fez o 13-13 e, pouco depois, colocou o FC Porto na frente, num contra-ataque, após grande defesa do guarda-redes cubano. Com uma defesa mais agressiva e João Ferraz a revelar-se como atirador certeiro, os portistas construíram uma liderança de dois golos (18-16, 19-17 e 20-18), anulada aos 20-20, mas retomada com duas “bombas” de Wilson Davyes (22-20), aos 49 minutos.

A superioridade parecia definitivamente azul e branca e os Dragões aproveitaram duas exclusões adversárias para cimentar e deixar aproximar o fim da partida. A eficácia benfiquista desceu a pique e quando Elias Nogueira marcou o 26-22, a dois minutos e meio do fim, percebeu-se que o “penta” era uma certeza.
Já lá vão 78 jogos sem perder em casa e relembre-se ainda que o Benfica não vence na casa do Dragão desde 1990. É tempo de celebrar uma das gerações mais vitoriosas de sempre do andebol português.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)


"Temos um grupo, e não 14 jogadores"

Na conferência de imprensa após a vitória sobre o Benfica, que permitiu ao FC Porto celebrar o pentacampeonato, o treinador Ljubomir Obradovic repartiu os méritos pelo grupo de trabalho, sublinhando a sua união. "O FC Porto ganha porque tem um grupo e não 14 jogadores. Os que não jogam ajudam os que jogam, os que jogam mal apoiam os que jogam bem e vice-versa", afirmou.

"O FC Porto ganhou porque quis ganhar, quis entrar na história e teve um grande apoio dos adeptos. O FC Porto ganhou justamente. Na segunda parte melhorámos na defesa, fizemos mais remates e com este apoio foi normal. Difícil era perder…”, justificou o treinador portista, que descreveu depois a preparação da partida frente aos lisboetas. “Estivemos a prepará-lo nas últimas três semanas. Com o Sporting, na última jornada, o primeiro objectivo era não ver cartões vermelhos e não ter lesões, porque sabíamos que tínhamos de trabalhar tacticamente este jogo", sublinhou.

O técnico descreveu ainda o FC Porto como "um clube de família": "Desde os dirigentes, aos jogadores e adeptos, é fantástico para um treinador estrangeiro ter todo este apoio".

O capitão Ricardo Moreira, que apontou 10 golos na partida, mesmo regressado de uma lesão, atribuiu a sua exibição ao "apoio" dos colegas, treinador, dirigentes e equipa médica. "Obradovic sabe como ninguém pôr o grupo em forma para o jogo correcto. Falámos e chegámos à conclusão de que não ia jogar algumas partidas para estar em forma frente ao Benfica", admitiu.

"Estas vitórias devem-se à liderança do presidente, porque as finais não de desperdiçam, são para ganhar. Ele veio ter connosco esta semana e estava tranquilo, porque sabia que íamos ganhar e nós também o sabíamos. Este foi o campeonato mais difícil destes cinco, porque o Benfica é uma equipa forte, que se reforçou muito bem e nos dificultou ao máximo a tarefa", declarou o ponta-direita.

2 comentários:

Anónimo disse...

grandeeeeeeeeeeees....o quintana a deixar os super a guardar a baliza, o ferraz (terror do álamo - gr dos lampiónicos) a meter medo, gilberto a falhar muitos remates, mas nunca quando eram verdadeiramente precisos os golos, enfim..ricardo moreira que, apesar de capitão, ainda revela muita displicência em momentos chave; um spínola de sonho; enfim, uma equipa com MUITA margem de progressão ( para quem percebe de andebol) mas, já, pentacampeão....lagartos engulam....o record já não vos pertence unicamente!!!

Anónimo disse...

Como muitos percebem de futebol e etc, e querem que a equipa melhore, eu percebo de andebol e, apesar de estar enormemente contente pela vitória do PENTACAMPEONATO algo só anteriormente conseguido por uma equipa de lagartos (a quem intitularam de sete magníficos com Bessone Bastos à cabeça…QUERO VER O TÍTULO DA EQUIPA DO FCPorto) esta equipa conseguiu-o, embora, ironicamente, muitos dos que contribuiram para esse feito, hoje, estivessem do outro lado, do lado dos venci,dos, doa tristonhos…enfim…porque não, dos perdedores, DOS DERROTADOS…!!! . Foram os mesmos de sempre que lá estiveram…Eles gostam de vir abrir sempre o nosso baile…! Mas, desde cedo o LAURENTINO avisou que não havia boleia da garagem que ele guardava e, apesar de Gilberto Duarte se precipitarr foi sendo recompensado pela eficácia dos colegas. Spínola, Davyes e Rocha estiveram e um nível regular, sendo que Elias António podia ter lá colocado um clone robotico, mas, Ricarto Moreira…O Capitão…esteve relativamente bem….falhou dois ou tres (permiti-me o desvio padrao) remates por pura displicência…de resto…Spínola…bem a defender e a atacar…sem ser mediático, foi brilhante, nomeadamente naquele corte, cujo contra-ataque ele mesmo concluiu , …dificil mas possível…Quintana teve momentos mágicos…desde o momento que mandou beijos aos Super antes de uma BrILHANTE DEFESA E UM 7 METROS, até aos momentos finais, (tipo ultimos 40 segundos) quando o FCP só queria, já, assegurar a vitória e, consequentemente, o título de CAMPEÃO NACIONAL, ou, devo dizer, de PENTACAMPEÃO NACIONAL!!! De resto, menção a Tiago Rocha pela experiência, pelo querer, pela manha precisa, sem anti-jogo, ao contrário dos llampiónicos, e, a tos os outros PENTACAMPEOES que OBRADOVIC utilizou mas que eu não consigo referir porque, apesar de me lembrar dos nomes, não crer ser justo não os fazer com os que não me lembro….!
Tenho a dizer que esta equipa pode melhorar muito e fazer mito melhor figura na LIGA DOS CAMPEÕES, se o Gilberto deiar de ser tão burro e comepçar a raciocinar mais rápido no momento de dedcidir, se o Ferraz deiar de se achar tão cheio de si e começar a achar que, afinal, apesar se ser o lateral da selecção que foi vice campeâ do mundo ( Portugal), ele ainda não é o segundo melhor lateral direito do mundo…o Moreira ainda tem que evolluir muito mentalmente e no discurso para merecer a braçadeira…NO FUNDO….OBRIGADO RAPAZES MAS OBRADOVIC FODE-LHES OS MIOLOS!!!!!!!!!!!!!!!!! Lagartos chupem!!!! Já não são os únicos com o recorde nacional de andebol…PENTA…FORÇA PORTO!!!!