domingo, 30 de junho de 2013

O Dragão está de volta…

Equipamento oficial 2013/2014
É já amanhã que abrem as oficinas do Dragão para mais uma época de sucessos ao tom de Azul e Branco. Assim esperam e confiam todos os adeptos Portistas.

A época passada foi vivida de sobressaltos, pensou-se que não seria possível, mas uma reviravolta com muita garra e muito acreditar possibilitou ao FC Porto conquistar o TRI campeonato e terminar pela 2ª vez nos últimos 3 anos, o campeonato sem derrotas.

Muitas mudanças são esperadas. Desde logo temos novo treinador. Não terá sido certamente a primeira escolha, mas não devia andar muito longe das principais opções.
Paulo Fonseca fez uma época de grande nível, é jovem, ambicioso, humilde e viu premiado a sua grande época ao serviço do Paços de Ferreira.
Há que desejar toda a sorte ao nosso novo treinador e apoiá-lo durante a época, ainda que no meu entender a escolha de um treinador estrangeiro, jovem e que tivesse sido um grande jogador que os próprios jogadores o reconhecessem, teria sido a aposta mais correcta.

Tal como nos anos anteriores os adeptos viram partir do Dragão algumas peças fundamentais da última época. De uma só vez, Moutinho e James partiram. Deixaram no Dragão qualquer coisa como 65M€ (há descontar as percentagens de terceiros) colocando uma folga financeira interessante para não só segurar as restantes jóias como também ir ao mercado.
E aparentemente é isso que está a acontecer. O SAD está aparentemente a resistir aos incursões sobre Mangala, Otamendi, Fernando, Jackson e Atsu, se bem que nos casos de Fernando e Atsu, que publicamente já manifestaram o desejo de sair, o braço de ferro será maior e face à situação financeira actual não é esperado que a SAD ceda ainda que os jogadores entrem no último ano de contrato.
Por outro lado, a nível de entradas o FC Porto já conta com 7 caras novas nos quadros. 

O primeiro a ser confirmado foi Diego Reyes, que é apenas considerado uma das maiores promessas do futebol mundial. É um jogador com uma maturidade impressionante e um poder de marcação ao nível dos melhores e mais experientes centrais a jogar na actualidade. É certo que contará com Mangala, Otamendi, Maicon, Abdoulaye como rivais para o lugar no onze, mas deste grupo é esperado que no mínimo 1 central ainda abandone o Dragão no mercado de verão.

Depois vieram as confirmações de jogadores Portugueses. Primeiro a dupla contratação ao Vitória de Guimarães, dos jovens Tiago Rodrigues e Ricardo Pereira, dois jogadores que começaram na equipa B mas que rapidamente impuseram-se no onze inicial da equipa que venceu a taça de Portugal.

De seguida a SAD investiu numa outra equipa sensação na época passada. Foi ao Estoril Praia e resgatou dois dos melhores e fundamentais jogadores, Carlos Eduardo e Licá. O médio é um verdadeiro 8, capaz de recuperar bolas e conduzir o ataque com um toque de bola muito bom, isto para não falar na veia goleadora sobretudo nos lances de bola parada. Licá, é um avançado muito móvel capaz de jogar em qualquer das 3 posições do ataque, marca golos mas é sobretudo a rapidez que conduz a bola que melhor o caracteriza.
De Paços de Ferreira não veio só Paulo Fonseca. Perante o assédio do Sporting a SAD rapidamente avançou para a contratação de Josué e assim fez regressar o jovem médio a casa. Depois de algumas épocas que não se conseguiu afirmar, Josué fez uma grande época e mesmo ao nível da selecção Sub-21 voltou a mostrar porque é um dos jovens com valor a jogar em Portugal. 

A última contratação oficializada foi Herrera. Há muito que se falava que estava tudo acordado, mas só nos últimos dias ficou fechada a contratação de quem se espera venha a substituir Moutinho. É um jogador fantástico, lutador, forte no 1 contra 1, e com técnica suficiente para levar o jogo para a frente. Foi a transferência mais cara do mercado Mexicano e irá com certeza provar na Liga Portuguesa esse mérito. No caso de Fernando sair esta época, é claramente uma aposta para o onze inicial.

Mas a SAD não vai ficar por aqui. Nos próximos dias deverá ser oficializada a contratação de uma outra grande promessa do futebol mundial. Quintero, dizem que está tudo fechado, mas só será oficializado após o fim do mundial de Sub-20. A concretiza-se, será juntamente com Reyes e Herrera das melhores contratações que alguma vez a SAD fechou, e surpreendente pela forma como reduzir a cinzas toda a concorrência.

E depois de Quintero é muito provável que ainda entrem mais 2 jogadores. O avançado para fazer concorrência com Jackson parece estar identificado e deverá ser mesmo oficializado depois da renovação do contrato com Jackson. Falamos de Ghilas, avançado do Moreirense, que parece após os elogios de Mangala, fez crescer o interesse do FC Porto. É um avançado com poder de fogo e com 23 anos, poderá crescer e tornar-se num grande jogador.

Fica ainda em aberto a entrada de mais um extremo. É certo que Atsu não ficará no FC Porto e uma vez que Quintero é jogador mais de meio campo e não tanto para jogar nas alas do ataque, é muito provável que o plantel fique fechado com a entrada de mais um extremo. E a confirmar-se ele será Bernard, o tal menino 25M€ do Atlético Mineiro que ou muito me engano ou será oficializado já na próxima semana, uma vez que termina hoje a Taça das Confederações.

Muitas entradas para poucas saídas é certo, mas existem muitos jogadores que é preciso, até porque poderão render alguns milhões à SAD, arranjar soluções. Estamos a falar de André Pinto, Djalma, Sereno, Ukra, Rolando, Kléber, Pedro Moreira e provavelmente de Izmaylov que depois de ½ época de pouca utilização e face à contratações já realizadas não deverá ter muito espaço no plantel. A juntar-se a estes jogadores, é provável que Kelvin e Abdoulaye sejam cedidos a título de empréstimo e assim poderem jogar com mais regularidade.

Muitas decisões ainda por tomar, mas a nível de entradas a SAD está a fechar rapidamente o plantel o que é bastante bom. E a confirmar-se Quintero, Bernard e Ghilas, o plantel deverá ficar mesmo encerrado, mesmo que Fernando, Atsu e Otamendi saiam mesmo do FC Porto.

Outra novidade esta época são os torneios que o FC Porto irá realizar. Para além do prestigiado Emirates Cup, o FC Porto irá realizar 3 jogos na Venezuela, possibilidade de encaixar um valor simpático e possibilitar a muitos Portugueses verem a equipa a jogar. 

Dia 10 de Agosto é o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça. Até lá é importante definir o plantel final e preparar fisicamente e tacticamente a equipa para manter o sucesso e conquistas de títulos que é o que alimenta este clube.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

É com expectativa que aguardamos a nova época.

Entradas de jovens valores e de um jovem treinador, que necessitarão de tempo para a adaptação à nova realidade.

Saiu Moutinho, um jogador fundamental nas últimas 3 temporadas, e que era o motor do nosso miolo.
Paulo Fonseca terá de encontrar no plantel o substituto de Moutinho.

Vamos aguardar pelos jogos de pré-época par ver em acção os novos atletas.

Última nota para o equipamento oficial, que está bem conseguido. Excelente o equipamento alternativo.


Abraço

Paulo